Saúde

PÚBLICO PARTICIPA DA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS E ELENCA PROPOSTAS PARA ETAPA ESTADUAL

Com o tema “Democracia e Saúde”, a 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 05 de abril, no centro comunitário da igreja matriz, discutiu melhorias para a Saúde Pública com base em três temas-eixos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde: DEMOCRACIA E SAÚDE “Saúde com direito fundamental de todo ser humano é direito de todos e dever do estado”.

O encontro reuniu usuários, trabalhadores e gestores da Saúde Pública que puderam participar com seus pontos de vista, inclusive com a elaboração de sugestões. “A 9ª Conferência Municipal de Saúde é muito importante, é uma oportunidade para se discutir propostas que o município defenderá na Conferência estadual de Saúde. Foram abordadas inúmeras propostas e sugestões”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Antônia Caroline. Em seguida a secretária apresentou os novos profissionais do programa Mais Médicos que irão atuar, a partir desta segunda-feira (8), na UBS Morada Nova. A equipe contará com o Dr. Douglas Karfan e na UBS São José a Dra. Maria Neres.

Vale registra que o evento contou com a presença do prefeito Farinha Paé, da 1ª Dama Ana Maria, do vice-prefeito Evandro, da chefe de gabinete Ana Costa, do presidente da Câmara Chicô do Moisés, dos vereadores Cleones, Totô, Lauriano e Irmã Moça, dos secretários Raimundo Luna (finanças), Renildo Neves (Obras), Kawan Macedo (Meio Ambiente), Cristhyanne Regina (educação), Gardênia Machado (conselho tutelar), Clenaton Brandão (presidente regional dos agentes de saúde) e a anfitriã Antônia Caroline Secretária Municipal de Saúde.

A Enfermeira e Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosilene Almeida, salientou um pouco sobre os trabalhos já realizados pela sua equipe onde parabenizou o empenho da gestão municipal para com a área da saúde.

Em seguida, o Dr. Flaviano falou sobre diversos assuntos, entres eles as dificuldades enfrentadas pelo SUS.

O Prefeito, Farinha Paé ressaltou a importância da conferência como estratégia para melhoria do Sistema Único da Saúde (SUS), pois teve a participação de representantes de diversos setores que juntos discutiram propostas importantes que visa resultar na qualificação ainda maior dos serviços de saúde prestados. “A conferência é para discutirmos as necessidades da saúde pública em São José dos Basílios. Juntos definiremos - dentro da realidade orçamentária - o planejamento das ações que serão desenvolvidas no âmbito da Saúde”.

Além das discussões, o evento elegeu os delegados que representarão São José dos Basílios na etapa estadual. Entre os representantes usuários do SUS, foram escolhidos Irmão Jefferson e Adelice Calisto. A agente de saúde, Canindé será a represente dos trabalhadores da Saúde. Em todos os segmentos também foram eleitos suplentes.